O Compliance Trabalhista como ferramenta para redução do assédio moral

  • Home
  • RRB Advocacia
  • O Compliance Trabalhista como ferramenta para redução do assédio moral

Você sabe o que é assédio moral? Assédio moral é a exposição do funcionário, de maneira reiterada e prolongada, a situações humilhantes e constrangedoras dentro de uma relação de trabalho.

Geralmente, o assédio ocorre de maneira vertical, do superior hierárquico a seus subordinados, quando o líder passa a tratar seus funcionários com gritos ou ameaças com violência, rigor excessivo, estipulando metas inatingíveis ou até mesmo isolando o empregado dos demais. Também é considerado assédio moral quando os próprios colegas ou a liderança praticam bullying contra o empregado, criando apelidos vexatórios e constrangedores, devido a alguma característica fisica do funcionário.

O assédio moral traz consequências negativas ao empregado, ocasionando abalo emocional que reflete também na vida pessoal do empregado, afetando a dignidade da pessoa humana. Por isso, a prática dessas condutas deve ser combatida por todas as empresas, que devem zelar por um ambiente de trabalho integro e saudável, adotando medidas que tenham como objetivo coibir a ocorrência de assédio nas organizações.

Uma das formas de combater a prática de assédio moral nas empresas é através da implementação de ferramentas do Compliance Trabalhista – que consiste na adoção de mecanismos para garantir a conformidade da aplicação das legislações trabalhistas, com o objetivo de prevenir e gerenciar os riscos empresariais e também melhorar a qualidade do clima organizacional. Treinamentos corporativos, com o objetivo de apresentar as condutas que podem ser consideradas assédio, penalidades a serem aplicadas quando da ocorrência e estratégias para combater a prática de tais atos e a implementação de um canal de denúncias, onde os colaboradores poderão denunciar qualquer conduta irregular, de forma anônima, com a certeza de que a empresa irá investigar e punir os responsáveis também pode ser muito eficazes no combate ao assédio.

A prevenção e a luta contra o assédio moral devem ser tarefas habituais nas organizações, especialmente naquelas onde há uma grande rotatividade de colaboradores, de forma que todos estejam cientes das medidas tomadas para evitar a ocorrência de assédio, assim como as penalidades aplicadas. Para isso, a advocacia preventiva pode ser uma grande aliada da empresa, já que com a utilização de ferramentas do Compliance Trabalhista, será possível auxiliar na identificação, prevenção e correção de práticas que podem trazer riscos a organização ou até mesmo, que não estejam em conformidade com as leis trabalhistas.

Deixe Um Comentário